quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Se Liga Apucarana. êa!

SE LIGA APUCARANA! êa


Na foto, Diração do Gremio TPM, e UEA


O Grêmio Estudantil TPM (Todos Pelo Melhor) do Colégio Polivalente de Apucarana PR, começou a ser formado no ano de 2011. Juntamente com @s estudantes referentes a cada chapa formada. Foi aberta a votação para eleição de quem tomaria posse no ano de 2012. Após duas chapas serem inscritas e a votação ter sido concluída, a chapa TPM venceu essa disputa. 

Já em 2011 alguns e algumas estudantes foram para o Congresso da UPES (União Estadual dos Estudantes Secundaristas), para a eleição da nova diretoria executiva, etapa estadual do Congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). Entidade da qual é representada no Paraná, por Apucarana, onde tem um papel fundamental no Estado Como Vice UBES PR.

Durante as férias o grêmio, por sua vez em sintonia com a UEA (União dos Estudantes de Apucarana), organizou algumas reuniões para planejar o que seria feito em 2012.
Um dos projetos foi o Cursinho para auxilio no vestibular. O mesmo irá começar no dia 3 de março. O cursinho será realizado aos sábados no período vespertino e ministrado por professor@s de diversas disciplinas, com o objetivo de auxiliar @s Estudantes do colégio no PAS, PSS e vestibulares. 

@s Estudantes do Grêmio estão presentes em todas as atividades do Colégio, bem como as da UEA, para que junto com a direção possamos enfrentar as dificuldades que estão surgindo durante o ano. 

Está previsto para o final de cada semestre um dia cultural, onde vão ser expostos os trabalhos d@s estudantes que serão realizados pel@s professor@s referentes aos temas Tecnologias e Música, no primeiro e segundo semestre, respectivamente.

E ainda, inspirad@s no “Se Liga 16 da UBES“ a UEA com o Grêmio TMP, Promove uma possível parceria com o Fórum Eleitoral de Apucarana, na socilicitação de um ônibus itinerante, nos principais colégios da cidade, para que após estimulad@s e conscientes @s estudantes possam fazer seus títulos de eleitores.

Enfim eis a importância de se montar o Grêmio Estudantil, para que os direitos d@s estudantes sejam respeitados e os deveres sejam cumpridos. 

Portanto, se o seu colégio ainda não tem grêmio, monte um. E vamos lá pessoal lutar juntos para uma educação de qualidade! ÊA!

Presidente do Grêmio TPM - Daiane Dos Santos. 

Câmara dos Deputados aprova Estatuto da Juventude

do site do CONJUVE
Por votação simbólica, o plenário da Câmara aprovou hoje, 5/10, o projeto de lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude. O projeto, que tem como relatora a deputada Manuela d’ Ávila (PCdoB-RS), recebeu contribuições dos parlamentares da Casa, da sociedade civil e de gestores da Política Nacional de Juventude, com destaque para o papel articulador da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República e do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
Severine Macedo, secretária nacional de Juventude comemorou a aprovação do Estatuto na Câmara, lembrando que este é um passo importante para a consolidação das políticas de juventude. Segundo ela, o documento estabelece um marco legal e institucional que assegura a implementação das PPJs, com envolvimento de todos os entes federados, em âmbito federal, estadual e municipal. “O Estatuto é um importante instrumento na consolidação do reconhecimento da Política Nacional de Juventude como uma política de Estado”, conclui.
Para Gabriel Medina, Presidente do Conjuve, o Estatuto avança no reconhecimento dos direitos e no respeito à diversidade da juventude brasileira, ao contemplar as diferentes dimensões da vida do jovem, além de prever mecanismos de controle social, com ênfase no papel estratégico dos conselhos na efetivação das PPJs. “O documento reconhece a importância de assegurar aos jovens o direito a participação, direito este fundamental para garantir a autonomia e a emancipação da juventude”, afirma.
Já a vice-presidente do Conjuve, Angela Guimarães, ressaltou a simbologia da votação neste 5 de outubro, quando, há 23 anos, a Casa aprovou a Constituição de 1988. Ela destacou que a vitória é resultado do empenho dos movimentos juvenis, do Conselho e do Parlamento brasileiro, que tem sido porta voz das demandas da juventude, assim como o governo da presidenta Dilma Rousseff.
O Estatuto regulamenta os direitos das pessoas de 15 a 29 anos, definindo obrigações da família, da comunidade, da sociedade e do poder público. Nas disposições gerais, é assegurado aos jovens o direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; à educação; à profissionalização, ao trabalho e à renda; à igualdade; à saúde; à cultura; ao desporto e ao lazer;  à sustentatibilidade e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; à comunicação e à liberdade de expressão; à cidade e à mobilidade e à segurança pública.
O Projeto regulamenta os direitos dos jovens, mas sem prejuízo à Lei 8.069/90, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que contempla a faixa etária de zero aos 18 anos incompletos. A proposta inclui a criação do Sistema Nacional de Juventude, definindo competências e obrigações da União, estados e municípios na garantia desses direitos. A matéria segue agora para votação no Senado e, caso seja aprovada, será encaminhado para sanção da presidenta Dilma Rousseff.