quinta-feira, 3 de maio de 2012

União dos Estudantes de Apucarana anuncia primeiro Festival Caras Pintadas


A União dos Estudantes de Apucarana (UEA) anunciou nesta segunda que vai realizar o I Festival Caras Pintadas de Cultura e Arte. O festival estudantil vai contar com apresentações nas áreas de música, teatro, dança e poesia e envolverá os estudantes de todos os colégios de Apucarana.
O evento já tem data definida, será no domingo 27 de maio. O local será anunciado nos próximos dias. Segundo Poliana Nadim, presidenta da UEA, o evento busca a integração dos estudantes entre si e com a comunidade "Com o festival, vamos resgatar um pouco da nossa cultura, além de mostrarmos à comunidade que ser estudante é muito mais do que só estudar".
O nome Caras Pintadas não reflete apenas a luta Fora Collor. Mas sim um espetáculo em memória de todas as lutas do Movimento Estudantil, em todos os períodos. O resgate da luta no município. Será também uma homenagem aos estudantes que lutaram contra a ditadura militar na década de 1960, em especial a Antônio Três Reis de Oliveira e José Idésio Brianezi - apucaranenses que morreram nas guerrilhas que lutavam contra o regime militar no Brasil. Poliana Nadim conta que a homenagem aos heróis é o ponto de onde os estudantes vão recomeçar a luta "Temos que contar essa história para o povo, e retomar a luta pelos nossos direitos, assim como nossos heróis do passado, os estudantes de hoje também tem muito o que lutar. Podemos não viver mais na ditadura, mas temos muito o que mudar nesse país", conta.
O secretário de políticas educacionais da União Paranaense dos Estudantes  (UPE), Weliton Ferreira, esteve emn Apucarana neste final de semana para discutir a estruturação do festival "Este evento será um exemplo para o Paraná e para o Brasil. Sem dúvidas será apenas o começo. O pessoal de Apucarana tem muita garra e é decidido a lutar", diz.
O Festival Caras Pintadas vai contar também com os estudantes universitários representando o seu lado. Giovana Gasparotto, presidenta do DCE da UTFPR e integrante da UEA diz que esse festival vai ser um grande marco na cidade "Muitas pessoas não fazem ideia de tudo o que aconteceu em Apucarana na época da ditadura. Além de que como estudantes, todos nós temos a missão de levar para a comunidade o conhecimento que nos dão em sala de aula", salienta.
Quem quiser participar do I Festival Caras Pintadas basta se informar com os grêmios estudantis nos colégios, no Diretório Central dos Estudantes da UTFPR ou na sede da UEA, que fica próximo ao ginásio Lagoão.

O festival vai ter entrada gratuita e toda a população poderá participar.