terça-feira, 23 de abril de 2013

5º EME da UNE - Camaçari, Bahia



O 5º EME – Encontro de Mulheres Estudantes da UNE – foi realizado em Camaçari, na Bahia, nos dias 29, 30 e 31 de março de 2013. Reunindo mulheres de todo o Brasil, o evento buscou para discutir nossa atuação nas universidades do país, presença no movimento estudantil, políticas educacionais destinadas às mulheres, necessidade de uma educação não sexista, entre outros assuntos.
Marcando a vitoriosa campanha da diretoria de mulheres da UNE, #SomosTodasFeministas, o EME representa uma construção de unidade no movimento feminista universitário, bem como na luta por um espaço plural de auto organização das mulheres na UNE. Entendemos que as pautas pontuais que nos diferenciam não podem nos dividir na luta central, que é contra o patriarcado. A construção de pautas consensuais nesse 5º EME, como o repúdio à legalização da prostituição e a luta pela legalização do aborto, demonstram o quão acertada tem sido a política da Kizomba à frente da diretoria de mulheres na UNE.
É fundamental haver paridade de gênero nos conselhos universitários e instâncias do ME, como centros e diretórios acadêmicos, DCEs, UEEs e na UNE. Além disso, faz-se importante a construção de uma agenda feminista no movimento estudantil, com a construção de espaços de auto-organização e mistos de discussão de gênero, para que os homens também entendam e apoiem a organização das mulheres, a necessidade de nosso emponderamento no ME, na construção de uma política realmente inclusiva na educação brasileira.
Para nós da Kizomba, a construção da agenda feminista ocupa um papel central. Lutamos por uma universidade não sexista, sem trotes machistas, que paute o protagonismo da mulher na sociedade e a igualdade de gênero. Queremos universidades livres do machismo, do racismo, da lesbofobia! Queremos que a mulher tenha papel chave nas mudanças da educação brasileira! Por isso, acreditamos que a construção do EME, como espaço de auto organização das mulheres estudantes, é prioritária e a unidade das mulheres, de diferentes coletivos em torno de uma agenda central (o combate ao machismo) é crucial para vermos de fato a universidade democrática e popular.
PARA MUDAR A UNIVERSIDADE, SOMOS TODAS FEMINISTAS!!!
Camile Santo











Galeria Sonora 28 de Janeiro - Projeto BR 28


No dia 24 (domingo) de março, Apucarana foi pela segunda vez palco de grandes manifestações culturais.
Com a sua segunda edição, o evento, organizado por artistas independentes Apucaranenses, reuniu quase mil manifestantes artísticos da cidade e da região, com diversas apresentações, das 14 horas as 22 horas.
No Palco Vinícius de Moraes na concha acústica da praça 28 de janeiro se apresentaram, Alian Moroz, Parábola, The Bigodas, Dom Vinil, Fantoches, Orifício dos Deuses, Assis Giovane(part. Janderson), Brasileiros (part. Luana de Oliveira e Poliana Nadim), Rodrigo Cesário, Quarteto de Blues, Flint e Rafael Vieira (part. ULT)
Além de bandas programadas, o Galeria Livre (20 minutos de palco aberto para recital e manifestos) surpreendeu o publico, com apresentações de poemas, monólogos, e cantores solos.
As atividades realizadas fora do palco também chamaram atenção. Desfile de moda, exposição dos trabalhos de moda dos/as estudantes da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), oficina de bolha de sabão gigante, roda de hip hop, e oficina da fuzarca feminista da Marcha Mundial de Mulheres, que se manifestou através da batucada, confeccionando materiais recicláveis, para dizer em auto e em bom tom, que esse sistema que oprime e violenta as mulheres, não as representam. A oficina foi organizada pela UEA (União dos Estudantes de Apucarana), uma atividade da jornada de lutas.
A intenção é mostrar pra população Apucaranense e pro governo, a importância de se investir em cultura, educação e juventude. Despertar um olhar crítico dos/as jovens, e mais ainda, resgatar a identidade cultural de Apucarana a partir dos nossos talentos.
Outras edições virão, controlemos nossos ânimos, que o Galeria 28 de Janeiro promete.
Confira mais fotos aqui >>> https://www.facebook.com/media/set/?set=a.391639624285308.1073741826.365734743542463&type=1   >>>  https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3982465499080.1073741825.1804010974&type=1 >>>