quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

UPES lança campanha "Nós só queremos ser ouvidos!" pela fundação de Grêmios Estudantis

Todos os dias, diretores da UPES em todo o estado visitam colégios por diversos motivos, entre eles estão: apresentar a entidade aos estudantes e acompanhar grêmios estudantis. O grande problema nisso tudo é que na maioria dos colégios a cultura histórica de se ter um grêmio estudantil já não existe mais, muitos alunos estão insatisfeitos com o ensino aplicado mas poucos se fazem ouvir nos mesmos.


Por esse motivo lançamos hoje a campanha: "Nós só queremos ser ouvidos" campanha que tem como fóco principal a fundação de grêmios em todos os colégios estaduais, federais e privados do estado do Paraná. 


Por Coletivo UPES de Comunicação.

Mas o que é e para que serve um Grêmio Estudantil?
O grêmio estudantil é a ponte que liga os estudantes aos outros setores do colégio, os representantes do grêmio são responsáveis por fazer as reivindicações dos estudantes serem ouvidas pelo colégio, pelo(a) diretor(a), pelos secretários, pelas pedagogas, comunidade escolar e etc. 


Quem pode ser do Grêmio Estudantil?
Qualquer estudante matriculado e frequente no colégio pode ser do grêmio. Seja ele maior ou menor de 18 anos,  do ensino fundamental, médio, técnico ou profissionalizante. A lei federal do grêmio livre, que nesse ano completa 28 anos, garante esse direito.


Em quais colégios podem ser fundados Grêmio Estudantil?
Todos, sem exceção nenhuma. Qualquer estabelecimento de ensino pode e deve ter grêmio estudantil, seja ele público ou privado, estadual ou federal. Qualquer colégio que proiba a criação de grêmio estudantil está descumprindo a lei federal do grêmio livre. Qualquer estudante tem direito de ser representado em seu colégio, essa lei é uma conquista dos estudantes, não podemos deixar que ela seja descumprida, tanto por sua importância, quanto por respeito a tantos que abriram mão de muitas coisas para lutar por isso. Muitos deles perderam a vida no passado para que pudessemos ser livres para nos organizar. 


Como faço para fundar o Grêmio Estudantil no meu colégio?
O processo de fundação de um grêmio é fácil, basta reunir o máximo de estudantes o possível, realizar uma assembléia geral dos estudantes e nesta, fundar o grêmio, criar um estatuto e eleger uma comissão eleitoral que irá ficar responsável pelas eleições do grêmio. 
Veja o passo a passo da fundação do grêmio em nosso site: Clique Aqui.


Venha com a UPES nessa grande campanha, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) em dezembro, lançou uma meta de ter grêmio em 100% dos colégios estaduais do estado. Nós da UPES nos juntamos a eles e ainda ampliamos a meta para que sejam fundados grêmios não só em colégios estaduais, mas também em federais e privados em todas as 399 cidades do estado. 


Faça parte desse novo momento na história do Paraná. Funde seu grêmio, seja ouvido, reivindique seus direitos, garanta que ela seja cumprido e vamos junto aos grêmios estudantis do Parana e a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas lutar por uma educação de qualidade a todos os estudantes do estado. 


Solicite o auxílio de um diretor da UPES em seu colégio [Clique Aqui]